Autor e Co-autor(es)
Autoras:
Maria Angélica e Ana Maria L.
Estrutura Curricular
Ensino
Fundamental Inicial
|
Língua
Portuguesa
|
Alfabetização
|
Dados da Aula
O aluno deverá desenvolver a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão.
Duração das atividades
3
aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Indicada
para crianças que já consigam ler e interpretar pequenos
textos/frases.
Estratégias e recursos da aula
Atividade
1
Comece
a atividade apresentando para as crianças um vídeo sobre os sinais
de pontuação:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3089
Peça
às crianças que façam comentários sobre o vídeo e que sugiram
frases utilizando cada um dos sinais de pontuação. É interessante
que você faça o registro de cada frase no quadro. Se
necessário repita o vídeo.
*Para
colorir e enfeitar a sala de aula. Fonte:
http://cantinholudico.forumeiros.com/dicas-e-atividades-de-1-a-4-serie-f10/sinais-de-pontuacao-t60.htm
Atividade
2
ATIVIDADE
DE PORTUGUÊS
Leia
o texto abaixo silenciosamente e observe os sinais de pontuação.
Agora
marque cada sinal de uma cor:
Bom
Dia, Todas as Cores!
Ruth
Rocha
Meu
amigo Camaleão acordou de bom humor.
-
Bom dia, sol, bom dia, flores,
bom
dia, todas as cores!
Lavou
o rosto numa folha
Cheia
de orvalho, mudou sua cor
Para
a cor-de-rosa, que ele achava
A
mais bonita de todas, e saiu para
O
sol, contente da vida.
Meu
amigo Camaleão estava feliz
Porque
tinha chegado a primavera.
E
o sol, finalmente, depois de
Um
inverno longo e frio, brilhava,
Alegre,
no céu.
-
Eu hoje estou de bem com a vida
-
Ele disse. - quero ser bonzinho
Pra
todo mundo...
Logo
que saiu de casa,
O
Camaleão encontrou
O
professor pernilongo.
O
professor pernilongo toca
Violino
na orquestra
Do
Teatro Florestal.
-
Bom dia, professor!
Como
vai o senhor? -
Bom
dia, Camaleão!
Mas
o que é isso, meu irmão?
Por
que é que mudou de cor?
Essa
cor não lhe cai bem...
Olhe
para o azul do céu.
Por
que não fica azul também?
O
Camaleão,
Amável
como ele era,
Resolveu
ficar azul
Como
o céu da primavera...
Até
que numa clareira
O
Camaleão encontrou
O
sabiá-laranjeira:
-
Meu amigo Camaleão,
Muito
bom dia e você!
Mas
que cor é essa agora?
O
amigo está azul por quê?
E
o sabiá explicou
Que
a cor mais linda do mundo
Era
a cor alaranjada,
Cor
de laranja, dourada.
Nosso
amigo, bem depressa,
Resolveu
mudar de cor.
Ficou
logo alaranjado,
Louro,
laranja, dourado.
E
cantando, alegremente,
Lá
se foi, ainda contente...
Na
pracinha da floresta,
Saindo
da capelinha,
Vinha
o senhor louva-a-deus,
Mais
a família inteirinha.
Ele
é um senhor muito sério,
Que
não gosta de gracinha.
-
bom dia, Camaleão!
Que
cor mais escandalosa!
Parece
até fantasia
Pra
baile de carnaval...
Você
devia arranjar
Uma
cor mais natural...
Veja
o verde da folhagem...
Veja
o verde da campina...
Você
devia fazer
O
que a natureza ensina.
É
claro que o nosso amigo
Resolveu
mudar de cor.
Ficou
logo bem verdinho.
E
foi pelo seu caminho...
Vocês
agora já sabem como era o Camaleão.
Bastava
que alguém falasse,
mudava
de opinião.
Ficava
roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão.
Ficava
de toda cor.
Não
sabia dizer NÃO.
Por
isso, naquele dia, cada vez que
Se
encontrava com algum de seus amigos,
E
que o amigo estranhava a cor com que ele estava...
Adivinha
o que fazia o nosso Camaleão.
Pois
ele logo mudava, mudava para outro tom...
Mudou
de rosa para azul.
De
azul para alaranjado.
De
laranja para verde.
De
verde para encarnado.
Mudou
de preto para branco.
De
branco virou roxinho.
De
roxo para amarelo.
E
até para cor de vinho...
Quando
o sol começou a se pôr no horizonte,
Camaleão
resolveu voltar para casa.
Estava
cansado do longo passeio
E
mais cansado ainda de tanto mudar de cor.
Entrou
na sua casinha.
Deitou
para descansar.
E
lá ficou a pensar:
-
Por mais que a gente se esforce,
Não
pode agradar a todos.
Alguns
gostam de farofa.
Outros
preferem farelo...
Uns
querem comer maçã.
Outros
preferem marmelo...
Tem
quem goste de sapato.
Tem
quem goste de chinelo...
E
se não fossem os gostos,
Que
seria do amarelo?
Por
isso, no outro dia,
Camaleão
levantou-se Bem cedinho.
-
Bom dia, sol, bom dia, flores,
Bom
dia, todas as cores!
Lavou
o rosto numa folha
Cheia
de orvalho,
Mudou
sua cor para A cor-de-rosa, que ele
Achava
a mais bonita
De
todas, e saiu para
O
sol, contente
Da
vida. Logo que saiu,
Camaleão
encontrou o sapo cururu,
Que
é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
-
Bom dia, meu caro sapo!
Que
dia mais lindo, não?
-
Muito bom dia, amigo Camaleão!
Mais
que cor mais engraçada,
Antiga,
tão desbotada...
Por
que é que você não usa
Uma
cor mais avançada?
O
Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
-
Eu uso as cores que eu gosto,
E
com isso faço bem.
Eu
gosto dos bons conselhos,
Mas
faço o que me convém.
Quem
não agrada a si mesmo,
Não
pode agradar ninguém...
E
assim aconteceu
O
que acabei de contar.
Se
gostaram, muito bem!
Se
não gostaram, AZAR!
Dica,
observe que depois de todos os sinais de pontuação, exceto a
vírgula (,) a frase seguinte é iniciada com letra maiúscula!
Peça
a uma criança para começar a leitura do texto, depois vá
alternando os alunos.
Para
finalizar leia o texto junto com toda a turma.
Atividade
complementar:
Jogo
para completar os sinais de pontuação:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3468
ATIVIDADE
DE PORTUGUÊS
COMPLETE
O TEXTO ABAIXO COLOCANDO O SINAL DE PONTUAÇÃO ADEQUADO.
Recursos Complementares
Treine
a leitura da pontuação através deste jogo para ler e completar
frases:
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/CompletarTextos1ºano.html
Avaliação
A
avaliação ocorrerá através de leitura/escrita dos textos
pontuados, podendo optar pela elaboração de outros textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário